Artistas portugueses mostrarão as suas obras em Paris e Los Angeles. Em Paris a exposição terá lugar no Consulado Geral de Portugal e os artistas protagonistas são Isabel Meyrelles (escultura) e Santiago Ribeiro (pintura). Citando o Professor Aníbal Pinto de Castro (Fundação Cupertino de Miranda): "Isabel Meyrelles é, sem dúvida, um excelente exemplo de vitalidade estética. Dotada de uma alta habilidade criativa, notavelmente independente de critérios e opções, de acordo com as directrizes e estética surrealista de Breton e Cruzeiro Seixas, ela conseguiu expressar o seu mundo interior por meio de um único domínio de palavras e pelo sentido de formas das artes plásticas". Isabel Meyrelles reside desde 1950 em Paris, onde tem executado a maior parte da sua obra artística. Desloca-se Portugal onde expõe nomeadamente na cidade de Lisboa e na Fundação Cupertino de Miranda em V. N. de Famalicão.
Santiago Ribeiro é um dos pintores surrealistas mais activos de Portugal, actualizando o género para o século XXI. Segundo António Arnaut (poeta e escritor), "a pintura de Santiago Ribeiro dá-nos o real e o fictício, o irreal e a sua penumbra, o movimento e a sua hipérbole, como o gosto do semeador que acaricia a seara. Se o traço é surrealista, o que os seus quadros nos mostram, num justo equilíbrio de cores, é uma realidade outra, como se as figuras que se nos interpelam fossem as nossas próprias sombras levantadas do fundo da memória".
Santiago Ribeiro está a organizar a "International Surrealism Now", um projecto que teve início em 2010 em Coimbra, apoiado e organizado pela Fundação Bissaya Barreto e que é o mais recente capítulo de uma série de exposições surrealistas em todo o mundo e na sua Coimbra natal.
Esta mostra em Paris, denominada "L´envers de la Realité" - que é uma expressão surrealista, para explicar que o Surrealismo é um reposteiro que se rasga e nos deixa ver o que o que se passa do outro lado da realidade, é organizada conjuntamente pelo Consulado Geral de Portugal em Paris, espaço cultural aberto aos utentes e amadores de Artes Plásticas e a GAPP (Galeria de Arte Portugal Presente).
A exposição em Paris será inaugurada a 4 de Dezembro pelas 18:30 horas e estará patente ao público até dia 8 de Dezembro de 2014.
Nos Estados Unidos a exposição será no Latino Art Museum em Los Angeles, Califórnia e intitula-se "Surrealismo Luso-Americano do Século XXI". Esta exposição surgiu a convite da artista surrealista norte americana Shahla Rosa e conta com os seguintes artistas participantes: Francisco Urbano, Santiago Ribeiro, Victor Lages (Portugal); France Garrido, KD Matheson, Olga Spiegle, Shahla Rosa (EUA).
Os artistas presentes nestas duas mostras em Paris e Los Angeles integram o projecto "International Surrealism Now". Os portugueses Victor Lages e Francisco Urbano têm, contudo, e sem qualquer dúvida, acompanhado com grande dinamismo todo este percurso internacional apresentando eles mesmo seus projectos culturais de grande dimensão.
Locais:
Paris, França
Consulado Geral de Paris, nº6, rue Georges Berger, 75017, Paris. Horário: de Segunda-Feira a Sexta-Feira das 08:00 às 18:00 horas.
Los Angeles, Califórnia, EUA
Latino Art Museum, 281 S. Thomas St. Suite: # 105, Pomona Art Colony, Los Angeles, EUA